Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Seul tem 'costas quentes' de Pentágono face a tensão com Coreia do Norte

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, falou na quarta-feira com o seu homólogo sul-coreano, Kim Kwan Jin, para sublinhar o "inabalável" compromisso da sua aliança com Seul perante a "crescente tensão" na península coreana.

Seul tem 'costas quentes' de Pentágono face a tensão com Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

06:27 - 28/03/13 por Lusa

Mundo Ameaça

A Coreia do Norte anunciou na quarta-feira a decisão de cortar a última comunicação directa que mantinha com a Coreia do Sul e que gere o acesso ao complexo industrial comum de Kaesong.

O secretário Hagel e o ministro Kim "reafirmaram a força da aliança de ambos os países, que foi e continua a ser fundamental para manter a estabilidade" na península, informou o porta-voz do Pentágono, George Little, em comunicado.

Ambos discutiram o plano dos Estados Unidos para aumentar os sistemas antimísseis e os radares, que permitam uma detecção prévia e o rastreamento de mísseis "em resposta à ameaça norte-coreana".

Os Estados Unidos, que apoiaram o Sul na Guerra da Coreia (1950-53) e se comprometem a defender o seu aliado em caso de agressão, mantêm 28.500 efectivos em território sul-coreano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório