Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Novo Boeing 777-300 da TAAG, chega a Luanda no domingo

A transportadora aérea angolana TAAG recebe domingo, em Luanda, o novo Boeing 777-300ER "Iona", o segundo de uma encomenda inicial de três aeronaves ao fabricante norte-americano, disse hoje à Lusa fonte da companhia pública.

Novo Boeing 777-300 da TAAG, chega a Luanda no domingo
Notícias ao Minuto

12:35 - 29/04/16 por Lusa

Mundo Angola

A chegada da nova aeronave, avaliada em mais de 160 milhões de euros, ao aeroporto internacional 4 de Fevereiro, na capital angolana, está agendada para as 12:30 de 01 de maio, entrega que surge com um mês de atraso face à última calendarização conhecida.

No domingo, segundo informação da TAAG, a nova aeronave realizará um air show seguindo-se o batismo, com o nome Iona, numa alusão ao parque nacional no deserto do Namibe, no sul de Angola.

Estas aeronaves têm capacidade para transportar 225 passageiros em classe económica, 56 em executiva e 12 em primeira classe, possibilitando o acesso a telemóvel e internet a bordo.

A Lusa noticiou a 06 de abril que o britânico HSBC, o maior banco europeu e liderado pelo português António Simões, garantiu um empréstimo para permitir a entrega atempada de um Boeing 777-300ER.

A informação consta de um despacho presidencial ao qual a Lusa teve acesso, autorizando o acordo de financiamento intercalar de 192 milhões de dólares (168 milhões de euros) entre o Estado angolano e um sindicato de bancos liderado pelo HSBC, para o pagamento da aquisição daquela aeronave, a primeira de duas que já deveriam ter chegado a Angola.

O mesmo despacho refere que este financiamento estatal - cujas condições não são conhecidas - deverá posteriormente ser liquidada pelos "recursos financeiros a serem futuramente concedidos pelo Ex-Im Bank [agência oficial do governo dos Estados Unidos para financiar as exportações] a favor da TAAG".

A transportadora aérea angolana anunciou em fevereiro que duas novas aeronaves Boeing 777-300ER deveriam chegar a Angola em março e abril, para reforçar as ligações de Luanda a Lisboa, na altura já com um atraso de cerca de três meses face ao previsto inicialmente.

A Lusa noticiou em outubro de 2014 que a TAAG, empresa pública, tinha sido autorizada a contrair um empréstimo de 261,6 milhões de dólares (230 milhões de euros) para adquirir duas aeronaves Boeing 777-300ER, de uma encomenda de três, a primeira das quais entrou ao serviço em junho do mesmo ano.

Desde o final de 2015 que a TAAG passou a ser gerida, por acordo com o Estado angolano, pelos árabes da Emirates.

O contrato para a aquisição das três aeronaves foi assinado entre a TAAG e a Boeing a 27 de março de 2012.

A administração da TAAG disse anteriormente que o investimento nesta encomenda visa "consolidar os destinos atuais", face a "algumas irregularidades no cumprimento de horário" e outras dificuldades logísticas, podendo depois avançar com novas alternativas de destinos.

A companhia assegura voos internacionais e rotas nacionais com recurso a cinco aeronaves Boeing 737 e seis aviões 777, estes para operar rotas internacionais também para Lisboa e Porto, além do Brasil e Cuba, entre outros destinos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório