Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Governo russo duplica taxa sobre automóveis de luxo

O Governo russo decidiu duplicar os impostos pagos pelos proprietários dos carros com valor acima de 125 mil euros, e triplicar sobre veículos mais caros, de acordo com um projecto-lei revelado esta quarta-feira.

Governo russo duplica taxa sobre automóveis de luxo
Notícias ao Minuto

11:21 - 27/03/13 por Lusa

Mundo Impostos

A imposição desta sobretaxa, exigida em Dezembro pelo Presidente Vladimir Putin, foi objecto de reticências por parte do Governo, que receia travar um mercado altamente lucrativo e em crescimento.

O texto, que deve ser aprovado pelo Conselho de Ministros e apresentado ao Parlamento, prevê duplicar o imposto aplicado actualmente aos proprietários de carros com menos de cinco anos e que custam entre 5 e 10 milhões de rublos (entre 125 mil e 250 mil euros).

O imposto será mesmo triplicado para veículos que têm menos de 10 anos e custam entre 10 e 15 milhões de rublos (250 mil e 375 mil euros), bem como os que têm menos de 20 anos e custam mais de 15 milhões de rublos.

O custo de cada modelo será estabelecido pelo Ministério da Indústria e Comércio, com base em estatísticas compiladas sobre as vendas e importações.

O imposto anual sobre a propriedade de automóveis é actualmente calculado com base na potência do motor e depende do local de residência.

O diário Vedomosti estimou que o plano do Governo vai aumentar a taxa anual, em Moscovo, 163 mil rublos (mais de 4.100 euros) por um BMW 760i ou 281 mil rublos (mais de 7 mil euros) para um Bentley Continental GT Speed.

No seu discurso à nação em 12 de Dezembro, Vladimir Putin ordenou ao seu Governo que pusesse em prática, em meados de 2013, um imposto sobre bens de luxo, incluindo o imobiliário e carros de luxo.

Mas de acordo com a imprensa russa, o Governo tem adiado o estabelecimento deste imposto, hesitando sobre a forma a adoptar: imposto único no momento da compra ou de importação, ou aumentar o imposto actual.

O mercado de carros de luxo é dominado na Rússia pela BMW, Mercedes Benz e Audi, que venderam, em 2012, mais de 108 mil veículos no país (+35% em relação a 2011).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório