Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Papa falou 'portunhol' com Dilma

O Papa é da América Latina, assim como os primeiros – melhor, as primeiras –, chefes de Estado que Francisco recebeu enquanto líder da Igreja. O pontífice começou por encontrar-se com a sua compatriota, Cristina Kirchner, ainda antes da missa inaugural, e, depois teve oportunidade de falar ‘portunhol’ com Dilma Roussef, a presidente brasileira. Foram 30 minutos de conversa sobre pobreza e sobre a visita de Francisco ao Brasil, conta o Diário de Notícias (DN).

Papa falou 'portunhol' com Dilma
Notícias ao Minuto

09:28 - 21/03/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vaticano

Francisco vai viajar até ao Rio de Janeiro em Julho, e esse foi um dos motivos para que a Presidente do Brasil, Dilma Roussef tivesse sido a primeira chefe de Estado a ser recebida depois da missa inaugural do Papa. "É um Papa muito normal. Ele fala ‘portunhol’ e entende português”, disse a líder brasileira.

Dilma Roussef também contou aos jornalistas que foram 30 minutos de reunião muito agradáveis. Francisco “é extremamente carismático e tem um grande compromisso com os pobres”, disse Dilma.

No encontro, houve também tempo para Francisco demonstrar solidariedade com as vítimas do incêndio na discoteca Kiss, em Santa Maria, onde morreram quase 250 pessoas. O Papa ofereceu ainda à Presidente brasileira um livro sobre a conferência episcopal que se realizou no Rio de Janeiro em 2007, mas não sem antes a avisar que não precisava de o ler todo ou então iria aborrecer-se.

Sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, que serão em Julho na ‘Cidade Maravilhosa’, o Papa confirmou a sua presença e ainda acrescentou que irá também a São Paulo para visitar o Santuário da Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil.

Apesar de muitos elogios ao novo líder da Igreja, Dilma não resistiu a dar uma alfinetada aos argentinos, com quem os brasileiros têm uma relação parecida com a que os portugueses têm com os espanhóis. “O Papa pode ser argentino, mas Deus é brasileiro”, brincou a Presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório