Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Casal vai a manifestação com ama dos filhos e gera polémica

A fotografia foi tirada por um jornalista brasileiro e acabou por se tornar num tema de discussão. Um casal levou a empregada para os protestos de domingo e começaram a surgir os comentários sobre as desigualdades sociais.

Casal vai a manifestação com ama dos filhos e gera polémica
Notícias ao Minuto

16:49 - 15/03/16 por Goreti Pera

Mundo Brasil

Passaram dois dias sobre a manifestação que juntou levou milhões de brasileiros a sair à rua, mas o clima ainda é de protesto. Na internet e na imprensa do país, tem circulado a imagem de um casal, acompanhado da ama que passeia duas crianças em plena manifestação em Copacabana.

A fotografia tornou-se notícia na imprensa brasileira por retratar as desigualdades sociais no país e gerou indignação, embora muitos brasileiros admitam que não há nada de errado com a fotografia tirada pelo jornalista do Correio Braziliense João Valadares.

Claudio Pracownik e Carolina Maia Pracownik são o casal da imagem. De classe média alta, já vieram a público defender que a ama, Maria Angélica Lima, só trabalha aos fins de semana, é bem remunerada e estava com a farda de trabalho. O casal brasileiro indicou que a ama tem um trabalho “digno como outro qualquer” e que é, inclusive, muito acarinhada pela família.

Maria Angélica Lima, de 45 anos, defendeu-se, numa entrevista ao Extra, alegando que o passado domingo foi, para si, um dia de trabalho como qualquer outro, já que trabalha aos fins de semana. Estava, portanto, a passear os gémeos com os pais, que se encaminhavam para a manifestação.

“Senti-me exposta. Acordei e vi a minha cara no jornal. Foi um susto”, contou, frisando que também ela está contra a presidente do país, Dilma Rousseff, o alvo dos protestos.

Sobre a imagem, que acabou por se tornar num símbolo da manifestação, a ama frisou: “Não estava a fazer nada de mal, apenas a cumprir a minha função. Os meus patrões foram à manifestação e eu fui acompanhar as crianças”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório