Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Islamitas ameaçam com protestos se estatuto do Islão for alterado

Grupos islâmicos conservadores do Bangladesh ameaçaram hoje com protestos em larga escala se um tribunal decidir que o Islão não pode continuar a ser considerado a religião oficial do Estado de maioria muçulmana.

Islamitas ameaçam com protestos se estatuto do Islão for alterado
Notícias ao Minuto

12:08 - 10/03/16 por Lusa

Mundo Bangladesh

O Bangladesh é oficialmente secular, mas o Islão tem sido a religião oficial há quase três décadas. Mais de 90% da população é muçulmana, sendo os hindus e os budistas as principais minorias.

O Supremo Tribunal está a analisar uma petição apresentada por secularistas, que consideram que o estatuto do Islão como religião estatal contraria a Constituição secular e discrimina os não-muçulmanos.

"Qualquer ato para alterar o estatuto do Islão debilitará e difamará a religião", declarou o mufti (académico islâmico) Mohammad Faezullah, secretário-geral do partido islamita Islamic Oikya Jote (IOJ), adiantando que "os partidos islâmicos, pessoas em geral e clérigos resistirão realizando protestos".

A decisão do tribunal ameaça exacerbar as tensões entre os secularistas e os islamitas da linha dura na conservadora nação, que recentemente foi palco de uma onda de assassínios de 'bloggers' ateus, minorias religiosas e estrangeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório