Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Nova manifestação em Kos contra centro de registo de migrantes

Cerca de 2.000 pessoas concentraram-se hoje perto da localidade de Pyli, na Grécia, para protestar contra a construção em curso de um centro de triagem e registo de migrantes, indicaram as autoridades da ilha de Kos.

Nova manifestação em Kos contra centro de registo de migrantes
Notícias ao Minuto

17:45 - 14/02/16 por Lusa

Mundo Grécia

As forças antimotim utilizaram gás lacrimogéneo para dispersar dezenas de manifestantes que tentaram aceder à obra, a 10 quilómetros do porto de Kos, segundo os 'media' locais.

"O número de manifestantes hoje foi mais elevado do que na quarta-feira, ou seja, perto de 2.000", afirmou à AFP, David Gerasklis, um dirigente local.

Na quarta-feira, cerca de mil pessoas manifestaram-se perto do porto de Kos, em frente à Câmara Municipal.

Há semanas que as autoridades locais e os habitantes de Kos protestam contra a criação deste centro na ilha, receando os efeitos negativos no setor do turismo.

Kos recebe anualmente milhares de visitantes, sobretudo britânicos, alemães e escandinavos.

Várias ilhas gregas do Mar Egeu, situadas perto da costa turca, são a principal porta de entrada de migrantes na Europa.

A Turquia, que acolhe oficialmente cerca de 2,7 milhões sírios e 300.000 iraquianos em fuga dos seus países, tornou-se num dos principais pontos de partida dos migrantes que pretendem alcançar a Europa.

Sob pressão da União Europeia, que quer conter o fluxo de migrantes, a Grécia comprometeu-se a instalar em cinco ilhas centros de registo, até à realização da cimeira de Bruxelas destinada à questão migratória, mas o de Kos está atrasado devido à polémica que tem suscitado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório