Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

ONU aprova. Angola passa a grupo de países de desenvolvimento médio

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou esta sexta-feira uma resolução sobre a passagem de Angola do grupo de países de desenvolvimento baixo para o grupo de países de desenvolvimento médio até 2020.

ONU aprova. Angola passa a grupo de países de desenvolvimento médio
Notícias ao Minuto

19:16 - 12/02/16 por Lusa

Mundo África

Nos próximos cinco anos, o país deve preparar uma estratégia nacional que assegure uma transição suave, enquanto recebe assistência técnica e beneficia de vantagens ligadas ao atual estatuto.

Da parte da ONU, a organização compromete-se com a criação de um mecanismo de apoio e um roteiro com os passos a serem seguidos, bem como estratégias e políticas económicas e sociais com parceiros multilaterais e bilaterais.

Segundo o último Relatório de Desenvolvimento Humano, lançado em dezembro, entre os países africanos de expressão portuguesa, Cabo Verde, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe estão no grupo de desenvolvimento humano médio, enquanto Angola, Guiné-Bissau e Moçambique continuam no grupo de baixo desenvolvimento.

O índice é calculado com base em três dimensões: uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e um padrão de vida decente.

Para isso, são tidos em conta fatores como a esperança media de vida, os anos de escolaridade de cada cidadão e o Produto Interno Bruto (PIB) 'per capita'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório