Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Oposição quer acelerar processo para 'destituir' Nicolas Maduro

A oposição na Venezuela quer acelerar os procedimentos para destituir o presidente, depois de Nicolas Maduro ter recorrido ao Supremo Tribunal para decretar o estado de emergência económica, chumbado pelo Parlamento.

Oposição quer acelerar processo para 'destituir' Nicolas Maduro
Notícias ao Minuto

17:15 - 12/02/16 por Lusa

Mundo Venezuela

"Nos próximos dias vamos ter de apresentar uma proposta concreta para a saída da desgraça nacional que é o governo", disse o presidente do Parlamento, Henry Ramos, numa conferência de imprensa.

Ramos criticou a decisão do Supremo Tribunal, anunciada na quinta-feira, que aprovou a atribuição de poderes especiais a Maduro para combater a grave crise económica.

O decreto, desde então em vigor, tinha sido chumbado a 22 de janeiro pelo Parlamento, onde a oposição é maioritária.

Entre os poderes especiais temporários atribuídos ao Presidente figura a apreensão de recursos de empresas privadas e a imposição de controlos cambiais, entre outras medidas.

A oposição, que sustenta que as políticas económicas de Maduro estão a destruir o país, já tinha prometido encontrar uma maneira de destituir Maduro nos próximos seis meses, admitindo uma revisão constitucional que reduza o mandato presidencial de seis para quatro anos ou a convocação de um referendo.

"Se antes alguns achavam demasiado curto o período de seis meses que nos demos para encontrar uma solução democrática, constitucional, pacífica e eleitoral, hoje ninguém duvida de que pode ser demasiado longo", disse.

Henry Ramos considerou que Maduro está "a fazer todos os possíveis para provocar um golpe de Estado", mas insistiu que a oposição vai encontrar uma "via constitucional" para destituir o presidente.

A Venezuela, que tem as exportações de petróleo como principal fonte de receitas, tem sido duramente afetada pela queda dos preços do petróleo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório