Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Cerca de 15 empresas estão a trabalhar em vacina contra vírus Zika

Cerca de 15 empresas já começaram a trabalhar numa vacina contra o vírus Zika, referiu hoje a Organização Mundial de Saúde, indicando ainda que levará algumas semanas até se provar se caisa microcefalia e outros distúrbios neurológicos em bebés.

Cerca de 15 empresas estão a trabalhar em vacina contra vírus Zika
Notícias ao Minuto

14:09 - 12/02/16 por Lusa

Mundo OMS

Estima-se que 15 empresas ou grupos começaram a trabalhar para encontrar uma vacina contra o vírus Zika, que já se tornou um preocupação global, disse em Genebra aos jornalistas a diretora adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para os sistemas de saúde e inovação, Marie-Paule Kieny.

Atualmente, segundo a responsável da OMS, dois candidatos aparecem com propostas mais promissoras: uma vacina que está a ser desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde norte-americano e uma outra da empresa indiana de biotecnologia Bharat.

"Apesar do cenário encorajador, levarão pelo menos 18 meses até a realização de testes e ensaios em larga escala dessas vacinas", disse Marie-Paule Kieny.

A responsável da OMS disse ainda que há uma estimativa de "algumas semanas" para se estabelecer se o vírus Zika causa microcefalia e a síndrome de Guillain-Barre em bebés que cujas mães foram infetadas pelo vírus.

A OMS salientou que a ligação do vírus Zika com microcefalia é "fortemente suspeita" e Kieny declarou hoje aos jornalistas que a relação causal com a síndrome de Guillain-Barre é "altamente provável".

A Organização Mundial de Saúde declarou, no passado dia 01 de fevereiro, uma emergência de saúde internacional devido à possível relação entre os casos de microcefalia em recém-nascidos registados no Brasil com o vírus Zika.

Transmitido pela picada de mosquitos do género 'Aedes', o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhões de doentes e três mortes confirmadas, seguindo-se a Colômbia (22.600 casos).

A OMS recomendou hoje que as mulheres grávidas adiem os seus planos de viagem para qualquer das zonas com presença do vírus Zika, por se temer a possível vinculação com os casos de microcefalia e outros distúrbios neurológicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório