Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

NATO aceita analisar ajuda à crise dos refugiados no Mediterrâneo

A NATO está prestes a "apoiar e a participar numa operação" naval no Mar Egeu no sentido de apoiar a Alemanha, a Grécia e a Turquia na crise dos refugiados, disse hoje o secretário norte-americano da Defesa, Ashton Carter.

NATO aceita analisar ajuda à crise dos refugiados no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

11:10 - 11/02/16 por Lusa

Mundo Migrações

"A NATO e todas as partes que se reuniram à mesma mesa esta manhã referiram-se à vontade da Aliança Atlântica apoiar e participar na operação", disse Carter, depois da reunião dos ministros da Defesa reunidos hoje no quartel-general da organização, em Bruxelas.

Os ministros da Defesa dos países que constituem a NATO reuniram-se com as respetivas autoridades militares para a avaliação das diferentes medidas de apoio à crise dos refugiados no Mediterrâneo.

O pedido de envolvimento da Aliança Atlântica foi solicitado pelos governos da Turquia, Alemanha e Grécia.

"Recomendamos que o Conselho Geral da NATO peça às autoridades militares no sentido de nos indicar as diferentes opções", disse ainda o secretário da Defesa dos Estados Unidos, durante a conferência de imprensa.

Ashton Carter acrescentou que todas as hipóteses vão ter de ser "revistas pelo Comité Militar antes de voltarem a ser apresentadas ao conselho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório