Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Seul, Tóquio e Washington vão partilhar informação sobre míssil norte-coreano

Os chefes de Estado Maior da Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos acordaram hoje trocar informação sobre o projétil recentemente lançado pela Coreia do Norte e responder "com determinação" ao que consideram um desafio de Pyongyang.

Seul, Tóquio e Washington vão partilhar informação sobre míssil norte-coreano
Notícias ao Minuto

10:00 - 11/02/16 por Lusa

Mundo Desafio

O general norte-americano Joseph Dunford e o almirante nipónico Katsutoshi Kawano reuniram-se hoje no Havai, enquanto o general sul-coreano Lee Sun-jin se juntou por videoconferência ao primeiro diálogo entre os chefes militares dos três países desde 2014.

As três autoridades condenaram tanto o lançamento do míssil norte-coreano no passado domingo como o teste nuclear de 06 de janeiro, ao considerá-los uma "flagrante" violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, indicou o Estado Maior de Seul em comunicado.

Os três chefes militares decidiram aumentar a cooperação em assuntos de interesse mútuo relacionados com a segurança na península da Coreia e a região do nordeste da Ásia, segundo a nota.

A reunião foi motivada pelo lançamento, no domingo, de um míssil de longo alcance por Pyongyang, considerado pela comunidade internacional como um teste de mísseis balísticos encoberto.

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão pretendem que o Conselho de Segurança da ONU aplique sanções mais severas a Pyongyang.

Os três países estão também a tomar medidas unilaterais de caráter económico para pressionar e isolar ainda mais o regime de Kim Jong-un.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório