Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

OMS entregou ajuda médica no Iémen

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou hoje que entregou ajuda médica na cidade iemenita de Taiz, cujos moradores estão cercados há vários meses pelos rebeldes Huthis.

OMS entregou ajuda médica no Iémen
Notícias ao Minuto

21:57 - 10/02/16 por Lusa

Mundo Conflito

A OMS foi "capaz de entregar mais de 20 toneladas de medicamentos e equipamentos médicos que podem salvar vidas", referiu a organização, através de comunicado.

"Aqueles suprimentos médicos são cruciais para atender às necessidades urgentes de uma cidade onde mais de 200.000 pessoas continuam a viver em estado de sítio com acesso limitado à ajuda humanitária", disse a OMS.

Os rebeldes tentaram sem sucesso durante meses desalojar as forças pró-governamentais do centro da cidade de Taiz, no sul do país, terceira maior da cidade.

A ajuda à população de Taiz foi bloqueada durante oito semanas, disse a OMS, acrescentando que foi "finalmente entregue" a 31 de janeiro.

O conflito no Iémen já fez 6.100 mortos, a maior parte dos quais civis, e mais de 30.000 feridos, segundo a ONU.

O Iémen vive uma crise política desde 22 de janeiro na sequência da renúncia do Presidente Abd Rabbo Mansur Hadi e do seu Governo, dois dias depois da milícia xiita Huthi assumir o controlo do palácio presidencial.

Os Huthis já assumiram o controlo de sete províncias do país, mas a ONU considera Abd Rabbo Mansur Hadi como o "Presidente legítimo" do Iémen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório