Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Escola debaixo de fogo por mostrar vídeo sobre supremacia branca

Direção da escola ainda não reagiu ao incidente.

Notícias ao Minuto

22:21 - 10/02/16 por João Oliveira

Mundo Estados Unidos

A América e a sua multiplicidade de culturas, sempre foi e sempre será a sua principal característica. Temas como a escravatura ficaram para trás, mas não caíram no esquecimento.

Uma escola secundária, no estado da Virginia, está debaixo de fogo dos encarregados de educação por ter mostrado aos seus alunos um vídeo que alegadamente seria sobre a supremacia da raça branca, mas o intuito da película era outro: contar a história da raça negra e a sua chegada até aos Estados Unidos.

A narrativa da história baseia-se numa corrida olímpica, onde os atletas de raça branca partem em grande vantagem sobre os negros, que ficam parados perante um sinal vermelho que os recorda de todas as barbaridades humanas das quais foram vítimas, como o genocídio ou a escravatura.

Enquanto estes ficam à espera, o decorrer da maratona faz uma retrospetiva à história americana, ligando o ano de 1492, quando Cristóvão Colombo descobriu o continente, e 1964, quando foi aprovada a lei dos direitos civis. Só a partir daí é que os atletas negros são autorizados a entrar na corrida.

A plataforma Mic., que dá conta desta notícia, tentou obter reações por parte da presidência da escola, mas sem sucesso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório