Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Oposição síria exige o fim dos cercos para retomar negociações

A oposição síria apenas regressará à mesa das negociações com o regime de Bashar al-Assad após o fim dos cercos às cidades sírias e dos bombardeamentos, disse hoje em Londres um responsável da oposição.

Oposição síria exige o fim dos cercos para retomar negociações
Notícias ao Minuto

15:55 - 10/02/16 por Lusa

Mundo Bashar al-Assad

"Existem uma série de medidas que devem ser aplicadas antes de viajar para Genebra a 25 de fevereiro", declarou à imprensa o coordenador-geral da coligação de oposição síria, Riad Hijab, num referência ao fim dos cercos, à necessidade de permitir o acesso de ajuda humanitária e o fim dos bombardeamentos nas zonas civis.

Hijab exprimia-se na sequência de um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Philip Hammond, que "reafirmou o seu apoio" à coligação da oposição síria.

"Chegámos a acordo sobre a necessidade de pôr termo de forma urgente aos sofrimentos que atingem os sírios, sobre o facto de o regime e a Rússia deverem terminar imediatamente os ataques contra os civis e sobre um acesso total às zonas cercadas", disse Hammond, citado por um comunicado do Foreign Office.

"A Rússia e o regime [sírio] estão a visar deliberadamente a oposição e por consequência reforçam o Daesh", o acrónimo árabe do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), insistiu o chefe da diplomacia britânica.

A ONU espera retomar em 25 de fevereiro as conversações de paz de Genebra, suspensas no início deste mês.

O conflito na Síria, desencadeado em 2011, já provocou mais de 260.000 mortos e originou uma vaga de refugiados e deslocados que atinge mais de metade da sua população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório