Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Erro humano" na origem de choque de comboios na Alemanha

Um erro humano esteve na origem da colisão, hoje, entre dois comboios na Alemanha, que deixou dez mortos e 81 feridos, afirmaram vários 'media' alemães.

"Erro humano" na origem de choque de comboios na Alemanha
Notícias ao Minuto

22:11 - 09/02/16 por Lusa

Mundo Media

Um funcionário do posto de controlo de tráfego ferroviário de Bad Aibling, estância termal no sul do país, desativou o sistema automático de sinalização, afirmou a rede RedaktionsNetzwerk Deutschand (RND), que agrupa 30 jornais regionais, citando "fontes próximas do inquérito".

A agência noticiosa alemã DPA, que citou uma "fonte segura", afirmou também que o acidente se deveu a um "erro humano", mas precisou ainda não ter sido determinada a pessoa ou pessoas implicadas.

Contactada pela agência noticiosa France Presse, a direção regional da polícia escusou-se a fazer qualquer comentário.

O acidente ocorreu cerca das 07:00 (06:00 em Lisboa) na linha que liga Rosenheim a Holzkirchen, entre dois comboios regionais. O choque causou dez mortos, 18 feridos graves e 63 ligeiros.

De acordo com o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, as pistas do "problema técnico" ou do erro humano estão "a ser estudadas", mas a segurança naquela via férrea era "garantida pelo sistema PZB 90" que "força a travagem dos comboios" para evitar qualquer colisão.

A RND indicou que a sinalização automática foi desativada "para deixar passar um comboio atrasado", ou seja, a primeira composição implicada no acidente, numa zona em que a via é única até ao ponto onde os carris se separam novamente para formar duas vias.

O segundo comboio entrou manualmente na mesma via em sentido inverso, "apesar do sinal estar vermelho", antes de o primeiro comboio ter atingido a zona de separação das vias, disse a RND.

Markus Hecht, um especialista em transportes ferroviários questionado pelo jornal Bild, indicou que esta manobra "tem como efeito desativar a travagem de emergência" do sistema PZB 90, usado na Alemanha desde um acidente idêntico em 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório