Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"A humanidade está no seu momento mais crítico"

Mediático linguista norte-americano não poupa nas críticas ao seu país de origem, dizendo que os Estados Unidos “destruíram muitas nações originais”.

"A humanidade está no seu momento mais crítico"
Notícias ao Minuto

18:04 - 09/02/16 por João Oliveira

Mundo Noam Chomsky

Num extensa entrevista ao jornal espanhol La Jornada, o mediático linguista Noam Chomsky fez uma análise à atualidade internacional, com especial atenção para os Estados Unidos, o principal alvo das suas mais fortes críticas.

O ativista começa por dizer que a ‘sede de poder’ americana já vem desde os tempos em que os EUA não tinham sequer a noção de Estado definida. “Os Estados Unidos foram sempre uma sociedade colonizadora. Ainda antes de se constituir como Estado estava a eliminar a população indígena, o que significou a destruição de muitas nações originais”.

As críticas à política externa do seu país não se ficam por aqui. O filósofo argumenta que os Estados Unidos não só converteram Cuba “numa colónia”, como utilizou o país como um ‘atalho’ para invadir as Filipinas, onde “assassinou um par de centenas de milhares de pessoas”. Mais tarde, diz, “roubou o Hawai à sua população original, 50 anos antes de incorporá-la como mais um estado”. 

Estendendo a análise a um panorama global, o alerta de Chomsky incide precisamente sobre o aquecimento global, o qual diz ser “o pior problema que a espécie humana jamais enfrentou”.

O filósofo diz até que esta temática está a “levar-nos para um desastre completo” e que por isso "a humanidade está no seu momento mais crítico", nomeadamente pela forma como irá escolher enfrentar o problema.

As responsabilidades, por seu lado, atribui-as facilmente: “É consequência da invasão norte-americana do Iraque, que é o pior crime do século”. Mais, “a invasão e as atrocidades que se seguiram instigaram a criação de uma monstruosidade chamada Estado Islâmico, que nasce com financiamento saudita, um dos nossos principais aliados no mundo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório