Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sem ajuda, mais de 58 mil crianças podem morrer de fome na Somália

Mais de 58.000 crianças podem morrer de fome na Somália se não receberem ajuda de emergência devido à enorme seca no país associada às consequências da guerra civil, alertou hoje as Nações Unidas.

Sem ajuda, mais de 58 mil crianças podem morrer de fome na Somália
Notícias ao Minuto

13:44 - 08/02/16 por Lusa

Mundo ONU

"O nível de malnutrição, nomeadamente das crianças, é muito preocupante, com perto de 350.000 menores de cinco anos a sofrerem de malnutrição aguda", declarou o coordenador da ajuda humanitária da ONU na Somália, Peter de Clercq, citado num comunicado.

A situação faz lembrar a de há quatro anos, quando a combinação de uma seca de grande amplitude com a guerra civil provocou a morte devido à fome de mais de 250.000 pessoas.

Atualmente, cerca de 950.000 pessoas "lutam diariamente para se alimentarem" e 4,7 milhões de somalis, perto de 40% da população, necessitam de ajuda humanitária, segundo os dados recolhidos pela Unidade de Análise da Segurança Alimentar e da Nutrição da ONU e a Rede de Alerta Precoce da Fome.

"Calculamos que 58.000 crianças arriscam a morte se não forem ajudadas", disse Clercq.

O fenómeno meteorológico El Niño é este ano mais intenso, tendo provocado no Corno de África inundações desastrosas para a agricultura no sul da Somália e uma enorme seca no norte.

A ONU pediu um financiamento de 885 milhões de dólares (792 milhões de euros) para enfrentar a crise que pode piorar nas regiões da Puntlândia e da Somalilândia.

A situação humanitária na vizinha Etiópia também é preocupante, segundo a ONU. Pelo menos 10,2 milhões de habitantes precisam de ajuda alimentar, número que poderá duplicar nos próximos meses se não forem tomadas medidas adequadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório