Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos 35 mortos em dois naufrágios no mar Egeu

Pelo menos 35 migrantes morreram hoje em dois naufrágios no mar Egeu, ao largo da costa ocidental da Turquia, quando as embarcações em que seguiam tentavam alcançar as ilhas gregas da região e a porta de entrada na Europa.

Pelo menos 35 mortos em dois naufrágios no mar Egeu
Notícias ao Minuto

13:17 - 08/02/16 por Lusa

Mundo Refugiados

O primeiro naufrágio de uma embarcação que tentava alcançar a ilha grega de Lesbos provocou pelo menos 11 vítimas ao largo de Dikili, na província de Izmir (oeste), informou a agência noticiosa turca Dogan.

O segundo incidente, que provocou 24 mortos, foi registado ao largo da localidade de Edremit, a norte de Dikili e na província de Balikesir, ainda segundo a Dogan.

Ao início da tarde, a guarda-costeira prosseguia as buscas por terra e mar nos arredores de Edremit, em busca de eventuais sobreviventes.

Três passageiros da primeira embarcação foram socorridos pela guarda-costeira, acrescentou a agência noticiosa, enquanto quatro foram salvos do segundo naufrágio.

Estas novas tragédias ocorreram no dia de uma curta visita de trabalho que a chanceler alemã, Angela Merkel, efetua hoje a Ancara, com o objetivo de pressionar os turcos a reduzir o fluxo de imigrantes em direção à Europa.

No final de novembro, Ancara e Bruxelas assinaram um "plano de ação" que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros às autoridades turcas em troca do seu compromisso de exercerem um controlo mais eficaz das suas fronteiras e combateram os traficantes.

Na quarta-feira, os países europeus aprovaram o financiamento deste novo plano.

A Turquia, que acolhe oficialmente cerca de 2,7 milhões de sírios e 300.000 iraquianos em fuga dos seus países em guerra, tornou-se num dos principais pontos de partidas dos migrantes que pretendem alcançar a Europa.

A ONU anunciou no início deste mês que as crianças e mulheres constituem quase dois terços dos migrantes e refugiados que arriscam a perigosa travessia marítima da Turquia para a Grécia, na sequência dum importante aumento no fluxo dos menores de idade.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Educação (UNICEF), quase 60 por cento dos refugiados que chegam à Macedónia (FYROM) desde a Grécia, após cruzarem o Mar Egeu, no Mediterrâneo oriental, são crianças e mulheres, constituindo a maioria dos migrantes, um fenómeno que até agora não tinha ocorrido, segundo referiu a porta-voz da agência da ONU, Sarah Crowe.

No início de fevereiro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou que, apenas em janeiro de 2016, 62.193 migrantes atravessaram o mar Egeu para entrar na Grécia. No mesmo período, foi registada a morte de 60 crianças que tentavam atravessar o Mediterrâneo.

Em 2015, morreram afogados 270 jovens quanto tentavam esta travessia por mar.

No total, e desde o início deste ano, a OIM já tinha contabilizado 368 mortos no Mediterrâneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório