Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Polícia alemã efetua buscas em operação antiterrorista

A polícia alemã efetuou hoje buscas às casas de dois homens suspeitos de estarem relacionados com "um grupo terrorista" na Síria, disseram procuradores federais.

Polícia alemã efetua buscas em operação antiterrorista
Notícias ao Minuto

23:25 - 07/02/16 por Lusa

Mundo Mainz

A operação antiterrorista decorreu perto da cidade de Mainz, oeste da Alemanha.

O ministério público disse que os dois homens "eram suspeitos de terem participado na guerra civil na Síria como membros de um grupo terrorista estrangeiro", mas escusou-se a divulgar o nome do grupo.

"Não existem elementos imediatos relativos à preparação de um ataque concreto", disse. A mesma fonte afirmou não poder adiantar se a polícia tinha detido os suspeitos ou se tinha apreendido quaisquer artigos nas buscas.

O semanário alemão Der Spiegel noticiou online que um dos homens era "um antigo comandante", de 32 anos, do grupo extremista Estado Islâmico (EI), que tinha combatido na guerra da Síria e chegado à Alemanha, como refugiado, no final do ano passado.

O Der Spiegel afirmou ter falado com ele antes das buscas e que ele tinha negado qualquer ligação com o EI.

Na quinta-feira, numa operação policial idêntica, agentes detiveram três argelinos suspeitos de ligações com o grupo jihadista. As detenções foram efetuadas depois de buscas a diversos locais em todo o território alemão, incluindo centros de acolhimento de refugiados, onde viviam alguns suspeitos.

No ano passado, a Alemanha recebeu cerca de 1,1 milhões de refugiados e as autoridades receiam que jihadistas tenham aproveitado a pior crise de migração na Europa em décadas para entrarem no país sem ser detetados.

As medidas de segurança foram reforçadas na sequência de várias agressões sexuais contra mulheres em Colónia (oeste), durante a passagem do ano, que chocou o país. Muitos ataques foram atribuídos a migrantes norte-africanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório