Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Quatro Imigrantes iranianos resgatados no Canal da Mancha

Quatro imigrantes iranianos que faziam uma tentativa rara de alcançar a Grã-Bretanha por barco a partir de França foram hoje resgatados no canal da Mancha quando a sua embarcação estava perto de naufragar, revelaram as autoridades francesas.

Quatro Imigrantes iranianos resgatados no Canal da Mancha
Notícias ao Minuto

21:43 - 06/02/16 por Lusa

Mundo Reino Unido

As equipas de resgate só foram alertadas depois de um dos imigrantes ter conseguido voltar a nado para a praia de Sangatte, no norte de França, antes do amanhecer.

O homem estava num estado perigoso de hipotermia e pediu ajuda para os seus quatro compatriotas que estavam na embarcação que tentava atravessar o Canal da Mancha, para chegar à Grã-Bretanha.

O barco com os quatro homens foi localizado com a ajuda de um helicóptero da Força Aérea da Bélgica, informou a Guarda Costeira francesa.

"Pelas 05:30, um imigrante na praia de Sangatte numa condição de hipotermia pediu ajuda e indicou que tinha estado num barco com mais quatro pessoas", revelaram as autoridades locais à agência de notícias France Presse.

Pouco depois das 07:00, o pequeno barco com os quatro homens a bordo foi localizado.

"Eles estavam numa situação limite, salvámos-lhes a vida, porque eles estavam quase a naufragar. Estavam ondas terríveis e o barco estava cheio de água", afirmou Bernard Barron, um dos operacionais envolvidos na operação de resgate.

Gilles Debove, polícia francês, comentou que é "extremamente raro" que os imigrantes tentem alcançar a Grã-Bertanha por via marítima.

"A travessia é muito perigosa porque é uma 'autoestrada' marítima. O Canal e o Mar do Norte não são o Mediterrâneo", realçou.

Cerca de 3.700 imigrantes, a maioria oriunda de África, do Médio Oriente e do Afeganistão, vivem no campo de refugiados de Calais, apelidado de "Selva", à espera da oportunidade de viajarem para a Grã-Bertanha.

Cerca de mais 1.500 vivem num outro campo em Grande-Synthe, perto de Dunquerque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório