Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Crianças tornam-se super-heróis ao criar as próprias próteses

Iniciativa partiu de uma empresa de design chamada KidMob.

Crianças tornam-se super-heróis ao criar as próprias próteses
Notícias ao Minuto

18:05 - 06/02/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Iniciativa

As crianças são pequenos humanos com uma criatividade que nunca acaba e a KidMob decidiu mostrar-lhes que a imaginação nunca deve ser subvalorizada.

Assim, pelo segundo ano consecutivo, a empresa sedeada na Califórnia, Estados Unidos, organizou um workshop de cinco dias destinado a crianças com membros amputados.

O que os meninos e meninas tinham que fazer era idealizar e então construir, com a ajuda de especialistas e uma impressora 3D, aquela que queriam que fosse a sua prótese.

“Queremos que estas crianças comecem a resolver os seus próprios problemas ao criar as respetivas soluções, fazendo com que elas vejam que têm mais opções para além do que está disponível no mercado”, disse ao Huffington Post uma das diretoras da empresa, Kate Ganim.

A mesma responsável explicou que este é um tema que lhe é sensível, uma vez que a irmã nasceu sem uma mão e ao longo do crescimento da irmã, Kate pôde constatar as dificuldades que quem usa uma prótese enfrenta.

Durante o workshop as crianças desenharam as suas próteses e depois, com a ajuda de técnicos em design e em próteses, criam as suas próprias invenções. No final, as mesmas são apresentadas para uma plateia de 40 adultos.

Quanto às próteses em si, é claro que a imaginação das crianças levou-as a criar próteses de verdadeiros super-heróis, como uma pistola que dispara água graças ao movimento do cotovelo ou uma espécie de fisga que dispara purpurina ao mínimo sinal 'de perigo'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório