Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Polícia espanhola apreendeu 122 quilos de precursor da anfetamina

A Polícia espanhola confiscou 122 quilogramas de APAAN, um precursor da anfetamina, numa operação na qual foi desmantelado um laboratório de fabrico de drogas sintéticas numa casa rural da província de Alicante (Espanha) e detidos três britânicos e um holandês.

Polícia espanhola apreendeu 122 quilos de precursor da anfetamina
Notícias ao Minuto

11:32 - 06/02/16 por Lusa

Mundo Detenção

Segundo um comunicado da direção-geral da Polícia espanhola, os quatro detidos são membros de uma organização responsável pela produção, distribuição e venda de estupefacientes.

Esta operação traduziu-se na maior apreensão de APAAN entre as realizadas na Europa desde que esta substância precursora da anfetamina foi incluída nas listas da Convenção das Nações Unidas.

As investigações, realizadas conjuntamente pela britânica National Crime Agency (NCA), sob a direção do tribunal de Instrução número três de Denia (Alicante), começaram em 2014 e permitiram a detenção de outras 12 pessoas, tanto em Espanha como no Reino Unido, envolvidas em atividades de narcotráfico da organização.

As pesquisas levaram os agentes em finais de 2015 até uma casa rural situada numa pequena localidade da província de Alicante, onde foi localizado um laboratório clandestino de produção de drogas sintéticas no qual confiscaram quase 122 quilogramas de APAAN (alfa-fenilacetoacetonitrilo), e foram detidas duas pessoas.

Os polícias averiguaram que os dois detidos realizavam pequenas compras de substâncias num laboratório de Valencia, que posteriormente levavam para um apartamento de Altea e a partir dali para a casa rural, onde tinham o laboratório instalado.

Posteriormente, os investigadores tiveram conhecimento de que o principal investigado e cabecilha da organização, que se encontrava fora de Espanha no momento da apreensão da APAAN, tinha previsto regressar a Espanha para se desfazer das suas propriedades e abandonar definitivamente o país.

Por este motivo, estabeleceu-se um dispositivo policial que permitiu a detenção em Alicante do cabecilha juntamente com o seu homem de confiança, permitindo assim desarticular a organização.

Além do APAAN, foi apreendido diverso material de laboratório e recipientes, ácido sulfúrico, um saco com 'marijuana', uma pistola, material informático e telefones móveis.

Desde o início da operação, os especialistas na luta contra o narcotráfico da Policia espanhola e da britânica NCA detiveram um total de 16 pessoas no Reino Unido (6) e em Espanha (10) e levaram a cabo diferentes apreensões em várias fases durante pouco mais de um ano que duraram as investigações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório