Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Sismo de magnitude 6,4 abala sul de Taiwan, há pessoas soterradas

Um forte sismo de magnitude 6,4 abalou o sul de Taiwan na madrugada de sábado (hora local), indicou o Instituto Geológico Norte-Americano USGS.

Notícias ao Minuto

20:52 - 05/02/16 por Lusa

Mundo USGS

O tremor de terra de pouca profundidade ocorreu pelas 20h00 TMG (e de Lisboa) de sexta-feira, a 25 quilómetros a sul de Yujing, segundo a mesma fonte.

A magnitude do sismo foi inicialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades corrigiram para 6,4. Mas o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico fez saber que não se espera a formação de um tsunami.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, cerca das 20:00 de sexta-feira em Lisboa, a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

Não há de momento registo de vítimas mortais mas há informação, por parte das televisões locais, de centenas de pessoas soterradas no complexo residencial da cidade de Tainan.

A agência Reuters avança que, pelo menos, 123 pessoas terão sido resgatadas do meio dos escombros de um prédio de sete andares, que nas imagens aparece inclinado.

A rede pública de abastecimento de água de Tainan terá ficado seriamente danificada e a água está a espalhar-se de forma abundante por várias áreas da cidade.

[Notícia atualizada às 23h05]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório