Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Japão deporta homem que ajudou a denunciar chacina de golfinhos

Richard O’Barry (à esquerda na imagem) liderou equipa de ativistas que protagoniza ‘The Cove – A Baía da Vergonha’.

Japão deporta homem que ajudou a denunciar chacina de golfinhos
Notícias ao Minuto

10:04 - 05/02/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Casos

Após duas semanas detido num aeroporto japonês, o ativista Richard O’Barry vai finalmente ser deportado.

O norte-americano Richard O’Barry ficou conhecido por ter integrado ‘The Cove – A Baía da Vergonha’, filme de 2009 que viria a vencer o Óscar de melhor documentário.

No filme, ficámos a conhecer a forma brutal como todos os anos golfinhos são encurralados numa baía, junto a uma aldeia costeira japonesa, para ali serem chacinados.

A carne dos animais é parte importante da economia local e o filme mostrou a forma como as águas se enchem de sangue na hora de matança. Realizado por Louie Psihoyos (segundo a contar da esquerda), ‘The Cove’ dependia por inteiro da equipa de ativistas liderada por Richard O’Barry, que ajudou a expor o caso.

A indústria dos golfinhos é ainda um tema sensível e desconfortável para as autoridades japonesas, que não terão gostado de saber do regresso de O’Barry ao país.

No passado dia 18 de janeiro, este ativista acabou detido à chegada ao aeroporto Narita, em Tóquio. As autoridades não comentaram oficialmente o caso mas o advogado do ativista revelou à Associated Press que O’Barry iria finalmente ser libertado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório