Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Japão diz não ter provas sobre escravas sexuais na Segunda Guerra

O Japão anunciou, antes de uma conferência da ONU sobre discriminação das mulheres, não ter encontrado qualquer prova de recrutamento forçado de escravas sexuais para bordéis militares nipónicos durante a Segunda Guerra Mundial, foi hoje noticiado.

Japão diz não ter provas sobre escravas sexuais na Segunda Guerra
Notícias ao Minuto

13:09 - 02/02/16 por Lusa

Mundo ONU

"A delegação vai explicar a posição japonesa" na conferência organizada pela ONU a partir de 15 deste mês, em Genebra, disse uma responsável do ministério dos Negócios Estrangeiros japonês para as questões de igualdade de género, que pediu o anonimato.

Num relatório apresentado em dezembro à comissão para a eliminação da discriminação das mulheres, Tóquio disse ter realizado "uma investigação exaustiva" através da análise de documentos e entrevistas, nomeadamente com antigos militares.

"'Os raptos' de 'mulheres de conforto' (nome dado às escravas sexuais dos soldados japoneses) pelo exército e governo não puderam ser confirmados em nenhum dos documentos identificados", de acordo com o relatório datado de 08 de dezembro.

Este discurso vai dificultar o acordo, concluído entre o Japão e a Coreia do Sul, sobre estes casos. Apesar de ter sido considerado "final e irreversível" pelos diplomatas, o acordo está longe de ser aceite pelos dois países, onde algumas sobreviventes, obrigadas a prostituir-se para as tropas japonesas, pensam que Tóquio não mostrou arrependimento suficiente.

A questão das "mulheres de conforto" dificultou, durante décadas, as relações do Japão com os países que colonizou ou invadiu.

Até 200 mil mulheres, na maioria coreanas, mas também chinesas, filipinas e indonésias, foram obrigadas pelo exército japonês a prostituir-se em bordéis durante a Segunda Guerra Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório