Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Propaganda do Daesh volta-se para Espanha e promete novos ataques

Novo vídeo publicado este sábado em sites jihadistas tece várias ameaças ao Reino Unido e a Espanha.

Propaganda do Daesh volta-se para Espanha e promete novos ataques
Notícias ao Minuto

16:55 - 31/01/16 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Terrorismo

O autoproclamado Estado Islâmico continua de baterias apontadas à Europa e divulgou este final de semana mais um vídeo com alegadas decapitações e mensagens de terror. Depois das ameaças diretas a David Cameron, primeiro-ministro britânico, os radicais islâmicos avançam com ameaças de um ataque sem precedentes, tanto no Reino Unido como em Espanha (na Península Ibérica).

As notícias da divulgação de um novo vídeo, que não é partilhado pelo Notícias ao Minuto tendo em conta o seu conteúdo propagandístico, são publicadas por meios britânicos como o Daily Mail, o The Sun e o Sunday Times.

Estas ameaças surgem depois de anunciada a decisão do Reino Unido em continuar os bombardeamentos da Síria. No vídeo em questão, um terrorista com a cara tapada ameaça que os ataques que se seguem vão fazer “o Ocidente esquecer-se do 11 de Setembro e do massacre de Paris”.

O discurso é também dirigido a Espanha, que o homem promete ir “pagar e muito” por terem acabado com as leis muçulmanas na antiga Andaluzia (Al-Andalus), há mais de 500 anos. São mencionadas as comunidades autónomas de Córdovaa e Toledo, sublinhando-se que não se esquecem as raízes muçulmanas. "Há muitos muçulmanos fieis que juram recuperar Al-Andalus", diz o jihadista.

A filmagem de cerca de oito minutos foi publicada em sites de propaganda jihadista e alega-se que terá sido produzido na província iraquiana de Nineveh. Mostra, para além do discurso, vários homens a serem executados a tiro, acusados de trair os ideais do grupo radical islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório