Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Israel vai homenagear sargento norte-americano que desafiou nazis

O sargento Roddie Edmonds foi capturado juntamente com os seus homens em 1944.

Israel vai homenagear sargento norte-americano que desafiou nazis
Notícias ao Minuto

14:58 - 02/12/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Memórias

O sargento norte-americano Roddie Edmonds vai ser homenageado em Israel pela sua postura de desafio aos nazis. A homenagem é a maior que é dada por Israel a não-judeus e foi apresentada por Yad Vashem, responsável pelo museu do Holocausto, dá conta a Time.

Roddie Edmonds foi preso pelos nazis em 1944. Na altura, apesar das regras existentes para prisioneiros de guerra, os nazis continuaram a separar soldados judeus dos restantes.

Quando essa mesma ordem foi dada a este sargento, ele ordenou a cerca de mil homens, que também tinham sido capturados, que dissessem aos nazis que também eles eram judeus.

“Somos todos judeus”, disseram os soldados, desafiando a paciência de um regime que, apesar de estar já a perder terreno no campo de batalha, nunca abrandou no seu esforço pela Solução Final.

Mesmo com uma arma apontada à cabeça, Roddie continuou a manter a postura, acabado mesmo por levar a que os nazis não conseguissem fazer a separação desejada – e que certamente teria terminado na morte de quais quer soldados de origem judaica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório