Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marchas pelo clima juntaram mais de 785 mil pessoas em todo o mundo

As manifestações globais pelo clima juntaram mais de 785 mil pessoas nos 2.300 eventos realizados em 175 países, incluindo Portugal, anunciou hoje a organização 'O Mundo em Ação' (Avaaz).

Marchas pelo clima juntaram mais de 785 mil pessoas em todo o mundo
Notícias ao Minuto

16:50 - 30/11/15 por Lusa

Mundo Cimeira

A diretora da campanha da Avaaz, Emma Ruby-Sachs, avançou, em comunicado, que as marchas organizadas no passado fim de semana para pedir uma transição dos combustíveis fósseis para energias limpas, renováveis, não têm precedentes.

"Ultrapassaram-se todos os recordes, desde o Bangladesh ao Reino Unido, com 785 mil pessoas a participarem nas manifestações sobre alterações climáticas mais numerosas da história", realçou a organização.

Até o papa Francisco garantiu que o seu espírito "está com as centenas de milhares de manifestantes, com os pobres e com aqueles que pedem justiça climática", acrescentou a Avaaz.

Portugal participou na iniciativa promovida em todo o mundo pela Avaaz através de marchas que decorreram no domingo em Lisboa, Porto, Braga e Faro.

As marchas realizaram-se na véspera da abertura da conferência das partes das Nações Unidas (COP21) para as alterações climáticas, cerimónia que reúne hoje em Paris mais de 140 chefes de Estado e de Governo, como o norte-americano, o chinês ou o russo.

A COP 21 vai decorrer até 11 de dezembro para que as delegações de 196 países tentem chegar a acordo sobre a redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório