Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Bruxelas vai apresentar plano para reinstalar refugiados na Turquia

A Comissão Europeia vai apresentar até 15 de dezembro um programa de reinstalação de refugiados que se encontram na Turquia, anunciou hoje em Bruxelas, o líder do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker.

Bruxelas vai apresentar plano para reinstalar refugiados na Turquia
Notícias ao Minuto

21:00 - 29/11/15 por Lusa

Mundo Migrações

"A Comissão Europeia vai apresentar até 15 de dezembro um plano detalhado para a reinstalação dos refugiados que estão atualmente na Turquia", disse Juncker, em conferência de imprensa no final da cimeira extraordinária UE-Turquia.

"A reinstalação tem que acontecer nos próximos meses e estou muito otimista", sublinhou.

A Turquia acolhe atualmente no seu território mais de 2,2 milhões de sírios, que Bruxelas quer reinstalar num programa voluntário.

Neste sentido, foi também oficializada uma verba de 3 mil milhões de euros para ajudar a Turquia a lidar com a crise de migrantes e refugiados.

Os líderes decidiram ainda - anunciou, por seu lado, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, realizar duas cimeiras anuais entre os dois blocos.

Na cimeira decidiu-se que devem ser mantidas discussões regulares, havendo ainda a intenção de reforçar a cooperação sobre política externa e de segurança, incluindo o combate ao terrorismo.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, lembrou que a questão da migração foi a principal razão do encontro de hoje, mas sublinhou que a UE não espera que as suas fronteiras sejam guardadas por outros: "Isso só pode ser feito por europeus".

No entanto, referiu que a UE e a Turquia têm que agir juntas.

Sobre o processo de adesão da Turquia à UE, tema que também esteve na agenda, Tusk salientou que "o quadro negocial continua a aplicar-se, incluindo o respeito pelos valores europeus e também pelos direitos humanos".

A curta cimeira de hoje, que durou cerca de três horas, visou tratar do fortalecimento da cooperação entre o bloco europeu e a Turquia para uma melhor gestão dos fluxos migratórios, tendo sido oficializado um fundo de 3 mil milhões de euros que a União oferecerá a Ancara em troca da sua ajuda gerir os fluxos de refugiados oriundos da Síria.

Desta verba, 2,5 mil milhões serão provenientes dos cofres dos 28 Estados-membros.

Os líderes da UE discutiram com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, o plano de ação conjunto UE/Turquia sobre migração, assim como o avanço no processo de facilitação de vistos, a aplicação de acordos de readmissão e o retomar do diálogo sobre o processo de adesão da Turquia à UE, outras contrapartidas que a UE apresenta a Ancara para ter o seu apoio na crise de refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório