Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Commonwealth quer resultado "ambicioso" e juridicamente vinculativo

A Commonwealth comprometeu-se hoje a procurar um resultado "ambicioso" e juridicamente vinculativo na cimeira mundial sobre alterações climáticas, realçando a sua profunda preocupação com a ameaça desproporcional aos seus membros mais vulneráveis.

Commonwealth quer resultado "ambicioso" e juridicamente vinculativo
Notícias ao Minuto

20:52 - 28/11/15 por Lusa

Mundo Clima

Os líderes da organização que reúne 53 países, representando cerca de um terço da população mundial, lançaram uma "mensagem de ambição e determinação da Commonwealth" para os trabalhos da 21.ª Conferência das Partes (COP21), assim se designa a cimeira, que arranca oficialmente segunda-feira em Paris.

"Estamos empenhados em trabalhar rumo a um resultado ambicioso, equitativo, inclusivo, balanceado, baseado em regras e durável da COP21, que implique um acordo juridicamente vinculativo", lê-se no comunicado sobre ação climática da entidade.

"Tal resultado, que junte e seja implementado por todas as partes, deve colocar a comunidade global na rota de sociedades e economias com base em baixas emissões de gases nocivos e num clima resiliente", destacou a Commonwealth.

Estas declarações surgiram no âmbito da cimeira bianual da organização que decorre em Malta, tendo sido acordadas depois de um dia de negociações entre os países integrantes.

Como entre os membros da Commonwealth se contam potências industrializadas como o Reino Unido e o Canadá, gigantes emergentes como a Índia, e microestados como as Maldivas, os acordos desta organização têm sido historicamente um bom presságio para serem alcançadas pontes de entendimento a um nível mais alargado.

Entre os poucos temas que foram firmados na cimeira das alterações climáticas globais que decorreu em 2009 em Copenhaga, na Dinamarca, estavam matérias previamente acordadas pela Commonwealth.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório