Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Grupo jihadista reivindica ataque contra acampamento da ONU

O grupo jihadista Ansar Dine reivindicou o ataque contra um acampamento da ONU no Mali (Minusma), em Kidal (nordeste), que causou três mortos e 20 feridos, de acordo com a agência France Presse.

Grupo jihadista reivindica ataque contra acampamento da ONU
Notícias ao Minuto

19:23 - 28/11/15 por Lusa

Mundo Mali

"Reivindicamos em nome de todos os 'mujahidines' o ataque contra o campo de Kidal" que é "uma resposta à violação das nossas terras pelos inimigos do Islão", afirmou Hamadou Ag Khallini, um responsável do grupo jihadista Ansar Dine.

A reivindicação foi transmitida, através de Iyad Ag Ghaly, ex-chefe rebelde tuaregue do Mali, numa breve conversa telefónica com um jornalista da agência France Presse.

Neste ataque com um rocket foram mortos dois soldados das Nações Unidas, da Guiné-Conacri, e um civil.

Criada em 2013 para garantir a segurança, ajudar a estabilizar o país e a implementar um roteiro de transição na sequência de um golpe de Estado, a Minusma é composta por nove mil militares, mais de mil polícias e um igual número de civis.

O norte do Mali caiu em março-abril de 2012 sob o controle de grupos 'jihadistas' ligados à Al-Qaida após a derrota do exército governamental.

Um ataque em 20 de novembro contra o Grand Hotel Radisson Blu na capital maliana, que fez reféns cerca de 150 pessoas, entre clientes e empregados, resultou na morte de mais de 20 pessoas.

O ataque foi reivindicado naquele dia pelo grupo jihadista Al-Al-Murabitun, ligado à Al-Qaida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório