Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

São Tomé quer países industrializados a assumir responsabilidades

O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, disse hoje que vai pedir aos países desenvolvidos na cimeira do clima, em Paris, que assumam as suas responsabilidades relacionadas com os efeitos das mudanças climáticas nos países subdesenvolvidos.

São Tomé quer países industrializados a assumir responsabilidades
Notícias ao Minuto

13:59 - 28/11/15 por Lusa

Mundo Clima

"Iremos falar da necessidade em reforçar o apoio ao nosso país e a todos os países subdesenvolvidos, cujo subdesenvolvimento foi fruto de uma exploração durante séculos e que agora estamos duplamente a pagar pelo facto dos países industrializados alteraram o clima a nível global. Por isso, iremos pedir que cada um assuma a sua quota-parte de responsabilidade", explicou o chefe do Governo.

Patrice Trovoada partiu hoje para França para participar na cimeira do clima, que começa na segunda-feira, tendo sublinhado momentos antes que os agricultores são-tomenses "têm cada vez mais dificuldades em produzir" devido às "mudanças climáticas".

"São Tomé e príncipe irá falar nessa cimeira da sua realidade, nós somos pequenas ilhas e no capítulo das mudanças climáticas toda a gente tem consciência que o aquecimento global, a situação tem provocado danos ao nosso país", disse.

Patrice Trovoada disse que "existem catástrofes que atingem as populações costeiras tanto no sul como no norte do país", atribuindo a "algo que não é habitual que está a acontecer no planeta".

O governante são-tomense disse ter consciência de que "é preciso que a nível global haja uma maior responsabilização, uma maior solidariedade".

Trovoada referiu que os governos dos países subdesenvolvidos estão a ser cada vez mais pressionados pela sociedade civil para, por sua vez, pressionarem as nações mais industrializadas no sentido de que "alguma coisa tem de ser feita".

"Eu não sei se nós conseguiremos obter um acordo em Paris, o Presidente [francês, François] Hollande empenhou-se, mas à margem da conferência eu acho que podemos fazer alguns avanços", disse o primeiro-ministro são-tomense.

Referiu-se ao projeto da Índia sobre a energia solar e anunciou que São Tomé e Príncipe vai aderir à iniciativa.

A margem dessa cimeira, Patrice Trovoada vai encontrar-se com responsáveis pelo Banco Mundial para analisar a situação económica do arquipélago.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório