Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ancara recomenda suspensão de viagens não urgentes para a Rússia

A Turquia recomendou hoje aos seus cidadãos que evitem viagens não urgentes para a Rússia, em plena crise entre os dois países provocada pelo abate de um avião militar russo por forças turcas na fronteira síria.

Ancara recomenda suspensão de viagens não urgentes para a Rússia
Notícias ao Minuto

12:26 - 28/11/15 por Lusa

Mundo Turquia

Esta advertência foi lançada face às "dificuldades que enfrentam os cidadãos turcos que viajam ou residem" na Rússia e que é válida "até que a situação seja esclarecida", disse o Ministério das Relações Exteriores turco em comunicado.

As relações entre Ancara e Moscovo atravessam uma grande crise depois de um caça-bombardeiro russo ter sido abatido na fronteira com a Síria.

Os turcos afirmam que o aparelho violou a lei do espaço aéreo depois de ter recebido vários avisos para recuar, enquanto os russos asseguram que o avião permaneceu no céu sírio e que nunca foi contactado pela aviação turca antes de ter sido abatido.

A Rússia já tinha pedido aos seus cidadãos para não viajarem para a Turquia por questões de segurança e decidiu aumentar o controlo sobre as importações turcas (Moscovo é o maior parceiro comercial de Ancara), acusando os turcos de violar constantemente as regras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório