Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Quénia prende dois homens acusados de prepararem ataques terroristas

A polícia do Quénia prendeu dois homens, alegadamente recrutados por um grupo iraniano, acusados de preparem ataques nesta nação africana, anunciou hoje o chefe de polícia local, Joseph Boinett, assegurando ter "provas irrefutáveis" do recrutamento.

Quénia prende dois homens acusados de prepararem ataques terroristas
Notícias ao Minuto

11:32 - 28/11/15 por Lusa

Mundo Polícia

"Temos provas irrefutáveis de que foram recrutados por um grupo iraniano de espionagem", disse Joseph Boinett, quando anunciou a detenção de Abubakar Sadiq Louw, de 69 anos, e de Yassin Sambai Juma, que os meios de comunicação locais dizem ter 25 anos.

De acordo com as autoridades, estes dois homens viajaram várias vezes para o Irão para planear ataques: "A missão dessa organização era preparar ataques terroristas nesta cidade [Nairobi], não só contra interesses ocidentais, mas também contra o nosso povo", disse o chefe da polícia.

De acordo com as informações divulgadas, Louw foi recrutado "há vários anos" e foi instruído para "recrutar outros quenianos para a sua rede", incluindo Juma, que terá viajado com o recrutador ao Irão "para receber instruções, dinheiro e objetivos de alvos" para atacar.

O anúncio foi feito um dia depois de o papa Francisco ter terminado uma visita de três dias ao Quénia, na qual a segurança foi uma das principais preocupações.

Em maio de 2013, um tribunal do Quénia sentenciou dois iranianos a prisão perpétua por acusações relacionadas com terrorismos, incluindo a posse de explosivos que seriam usados em ataques à bomba.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório