Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Pressão de migrantes e refugiados marca aniversário do Túnel da Mancha

O túnel da Mancha celebra na terça-feira um quarto de século de existência numa altura em que a sua atividade é ameaçada pela pressão de migrantes e refugiados que querem entrar no Reino Unido.

Pressão de migrantes e refugiados marca aniversário do Túnel da Mancha
Notícias ao Minuto

12:04 - 28/11/15 por Lusa

Mundo Migrações

Cerca de 4.000 pessoas, sobretudo da África Oriental e do Médio Oriente, estão acampadas junto à cidade francesa de Calais e outros 1.000 a 40 quilómetros de distância, junto do porto de Dunquerque, também em França, a maioria na esperança de chegar ao Reino Unido.

As tentativas dos migrantes já resultaram em pelo menos 13 mortos nos últimos cinco meses, bem como na interrupção do tráfego ferroviário do túnel levando a um reforço das medidas de segurança junto ao terminal de entrada em Calais.

Durante o verão, as investidas de imigrantes para tentar entrar no túnel chegaram a um pico de 1.700 tentativas em agosto, mas recentemente este número baixou para perto de uma centena.

Os distúrbios, sobretudo no transporte de mercadorias, forçou a um investimento de vários milhões de euros que levou a triplicar o número de pessoal de segurança e a edificar 37 quilómetros de vedação de alta segurança.

Nas últimas quatro semanas, segundo a empresa que gere o túnel, o grupo Eurotunnel, a situação estabilizou e a 19 de novembro foi registado o dia mais produtivo do ano, quando atravessaram cerca de 6.800 camiões em ambas as direções.

Em geral, no túnel circulam quase 400 comboios por dia, que transportam desde passageiros a viaturas particulares, autocarros e camiões.

Foi a 01 de dezembro de 1990 que os construtores conseguiram finalmente completar o túnel de 50,5 quilómetros debaixo do Canal da Mancha entre Folkestone, no Reino Unido, e Coquelles, junto a Calais, em França.

Porém, só foi oficialmente inaugurado quatro anos mais tarde, a 06 de maio de 1994, pela rainha Isabel II e pelo presidente francês François Mitterrand.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório