Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Arábia Saudita faz ataques no Iémen em violação das leis da guerra

A coligação militar liderada pela Arábia Saudita fez pelo menos 10 ataques que violaram as leis da guerra e mataram civis, acusou a Human Rights Watch na sexta-feira.

Arábia Saudita faz ataques no Iémen em violação das leis da guerra
Notícias ao Minuto

06:59 - 28/11/15 por Lusa

Mundo ONG

Os ataques foram listados num relatório da organização não-governamental (ONG), que estimou em 2.500 o número de civis iemenitas mortos pela coligação desde março.

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e outros aliados árabes, com apoio logístico dos EUA, estão a combater os rebeldes xiitas Huthi em nome do governo iemenita.

Riade negou furiosamente os relatórios anteriores de bombardeamentos indiscriminados, mas o detalhado relatório divulgado na sexta-feira cita várias testemunhas.

Os ataques mencionados provocaram a morte a pelo menos 309 civis e feriram pelo menos 414.

"A Human Rights Watch não encontrou qualquer prova de evidentes alvos militares ou de falhas na distinção de civis de alvos militares", adiantou-se a ONG no documento.

"A Human Rights Watch desconhece qualquer investigação feita pela Arábia Saudita ou outro membro da coligação a estes ou outros casos relatados", acentuou.

Os EUA têm dado um forte Apoio diplomático à ofensiva saudita e no início do mês aprovou uma venda de bombas, no montante de 1,29 mil milhões de dólares (1,22 mil milhões de euros), para o seu aliado renovar o arsenal.

O Reino Unido e a França também são importantes fornecedores de armas à Arábia Saudita e aos Emirados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório