Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Commonwealth escolhe pela primeira vez uma mulher para secretária-geral

Patricia Scotland, uma advogada de 60 anos e proveniente da Dominica, foi hoje designada em Malta secretária-geral da Commonwealth, tornando-se a primeira mulher a dirigir esta organização de 53 países com ligações ao império britânico.

Commonwealth escolhe pela primeira vez uma mulher para secretária-geral
Notícias ao Minuto

19:49 - 27/11/15 por Lusa

Mundo Malta

Antiga ministra da Justiça da Dominica, uma pequena ilha das Caraíbas, Scotland disse estar "extremamente orgulhosa", após a decisão anunciada na cimeira bianual. Em abril de 2016 vai suceder ao diplomata indiano Kamalesh Sharma.

A rainha de Inglaterra permanece a principal referência da Commonwealth, enquanto o secretário-geral desta organização, que agrupa um terço da população mundial, tem por função promover os seus valores e princípios e representá-la na cena internacional.

Scotland, 60 anos, terá garantido um apoio quase unânime para o cargo, segundo referiu o primeiro-ministro maltês Joseph Muscat.

Os dois outros candidatos eram Mmasekgoa Masire-Mwamba, do Botswana, um antigo secretário-geral adjunto, e Ronald Sanders, embaixador da Antígua e Barbuda nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório