Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Turquia deverá apelar a rebeldes curdos para cessar-fogo

O líder do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), Abdullah Öcalan, deverá apelar aos rebeldes curdos para cumprirem um cessar-fogo a partir de 21 de Março, no âmbito das conversações de paz com Ancara, referiram esta quarta-feira fontes governamentais e curdas.

Turquia deverá apelar a rebeldes curdos para cessar-fogo
Notícias ao Minuto

16:39 - 27/02/13 por Lusa

Mundo Conflito

Numa mensagem enviada aos dirigentes do PKK e ao principal partido curdo da Turquia, o Partido para a paz e a democracia (BDP), Öcalan refere "que a partir do Newroz [o novo ano curdo, celebrado em 21 de Março], respeitareis um cessar-fogo, deixarão de efectuar acções", referiu o vice-primeiro-ministro Bülent Arinç à cadeia televisiva NTV.

"O abandono das armas decorrerá entre Julho-Agosto, e discutiremos o processo de retirada do território" dos combatentes curdos, prosseguiu Arinç ao citar o líder do PKK, detido numa prisão turca desde Fevereiro de 1999.

Em declarações à agência noticiosa AFP, o deputado curdo do BDP Nazim Gür confirmou a existência de uma carta na qual Ocalan apresenta um "projecto" para a resolução do conflito curdo.

"A carta tem três destinatários: nós, a [rede do PKK na] Europa e os montes Kandil", a região do norte do Iraque junto à fronteira com a Turquia onde o PKK instalou o seu quartel-general, precisou Gür.

"Nesta carta, Öcalan oferece um projecto de solução e espera que cada parte discuta em profundidade e forneça um contributo que será incluído na versão final", acrescentou o deputado, ao confirmar que o apelo formal a um cessar-fogo deverá provavelmente ocorrer em 21 de Março.

Uma delegação de três deputados do BDP visitou no sábado o dirigente curdo, que cumpre uma pena de prisão perpétua na ilha de Imrali, no noroeste da Turquia.

Após o encontro, os deputados divulgaram uma breve mensagem de Öcalan, que qualifica de "processo histórico" das negociações de paz e onde também sugere uma próxima libertação de prisioneiros turcos em poder do PKK.

Ancara mantém desde Dezembro conversações com Abdullah Öcalan para terminar com a rebelião curda que segundo responsáveis militares turcos já provocou mais de 45 mil mortos desde 1984.

O PKK, que afirma representar as ambições autonomistas dos cerca de 15 milhões de curdos da Turquia, é considerado uma "organização terrorista" pelos Estados Unidos e numerosos países ocidentais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório