Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Salah falou ao telefone com 'cérebro' dos ataques 48 horas depois

Os relatos da testemunha que ajudou as autoridades a localizar o apartamento em Saint-Denis revelam mais informações sobre os homens que estiveram por trás dos ataques de 13 de novembro, em Paris.

Salah falou ao telefone com 'cérebro' dos ataques 48 horas depois
Notícias ao Minuto

17:33 - 27/11/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Paris

Reporta agora a RTL que a testemunha que ajudou a polícia francesa a encontrar o apartamento de Saint-Denis revelou alguns detalhes sobre o comportamento de Abdelhamid Abaaoud. A ata da audição da testemunha revelou alguns detalhes arrepiantes.

De acordo com o documento, o suposto autor moral dos ataques de 13 de novembro em Paris, Abdelhamid Abaaoud, disse à sua prima Hasna Ait Boulahcen, que acabou por morrer no raide da polícia ao apartamento, como tinha entrado na Europa revelando que entrou com os refugiados, em setembro.

A testemunha indica ainda que Abaaoud não parecia incomodado com o facto de existirem muçulmanos entre as vítimas dos ataques. Tê-los-á descrito como “danos colaterais”. “A França, zero”, terá dito o jihadista, 48 horas depois ataques.

O encontro com a prima terá servido também para lhe pedir cinco mil euros, dois fatos e dois pares de sapatos. O objetivo era realizar um atentado no centro comercial La Defense. “Estamos em todo o lado”, explicava ele.

Existe, no entanto, um outro detalhe aferido através da conversa com a testemunha: enquanto Abaaoud falava com a prima, Hasna, terá recebido um telefonema de Salah Abdeslam, que lhe disse que já estava em segurança na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório