Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Migrantes chegam à Indonésia depois de Austrália os mandar para trás

Dezasseis requerentes de asilo chegaram às costas da Indonésia depois de a Austrália ter mandado o barco voltar para trás, desencadeado novas preocupações de Jacarta relativamente às políticas de imigração de Camberra, informou hoje a polícia.

Migrantes chegam à Indonésia depois de Austrália os mandar para trás
Notícias ao Minuto

07:04 - 27/11/15 por Lusa

Mundo Asilo

Um navio australiano terá alegadamente sido visto na semana passada a rebocar um pesqueiro indonésio para longe do território australiano da Ilha de Christmas.

A Austrália nega o estabelecimento de refugiados que chegam por via marítima e manda os barcos voltarem para trás quando é seguro fazê-lo, apesar das críticas internacionais, mesmo que se tratem de refugiados.

Treze migrantes da Índia, dois do Nepal e um do Bangladesh chegaram na noite de quinta-feira a Tablolong, na ilha de Timor, no leste da Indonésia, e o capitão do barco foi detido, segundo disse o porta-voz da polícia local Jules Abraham Abas.

A agência noticiosa indonésia Antara citou um residente a dizer que as pessoas foram resgatadas do barco depois de este ter ficado sem combustível ao largo da costa e de a população local ter ouvido gritos de ajuda.

A abordagem australiana tem sido foco de tensão com a Indonésia, ponto de trânsito para requerentes de asilo em rota para a Austrália.

"Ficamos preocupados quando alguns países como a Austrália -- em vez nos informarem ou trabalharem connosco -- tomam ações unilaterais e mandam os barcos para trás", disse Hasan Kleib, um alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, aos jornalistas, em Jacarta.

Muhammad Anwar, de 22 anos, oriundo do Bangladesh, disse aos jornalistas na ilha de Timor que o grupo seguia para a Austrália mas foi mandado para trás pela marinha do país assim que alcançou a ilha de Christmas.

"Passámos quatro dias na ilha de Christmas, mas os funcionários da segurança australiana disseram-nos para voltarmos para a Indonésia, porque o governo nega aceitar imigrantes ilegais", afirmou.

O capitão do barco disse que as autoridades australianas destruíram a embarcação e os colocaram numa outra para que voltassem para a Indonésia.

O governo australiano não aceita mais requerentes de asilo que chegam de barco à ilha de Christmas, que fica entre a Indonésia e a Austrália, enviando-os antes para as ilhas de Nauru ou de Manus, na Papua Nova Guiné.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório