Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente nega que Turquia compre petróleo ao Estado Islâmico

O Presidente Recep Tayyip Erdogan negou hoje que a Turquia compre petróleo ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), insistindo que a luta do seu país contra o movimento jihadista é indiscutível.

Presidente nega que Turquia compre petróleo ao Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

13:42 - 26/11/15 por Lusa

Mundo Erdogan

"Deviam ter vergonha. Os que dizem que compramos petróleo ao Daesh (acrónimo árabe de Estado Islâmico) têm de o provar. Se não, são caluniadores", disse, reagindo pela primeira vez a acusações russas.

Segundo Erdogan, o maior fornecedor de energia da Turquia é a Rússia, seguida do Irão.

As relações entre Ancara e Moscovo atravessam uma crise grave desde que a aviação turca abateu, na terça-feira, um caça-bombardeiro russo perto da fronteira síria.

Os turcos afirmam que o aparelho estava no seu espaço aéreo e que foi avisado várias vezes antes de ser atingido. Os russos dizem que o avião não saiu do espaço aéreo sírio e que nunca foi contactado.

Depois do incidente a Rússia acusou a Turquia de ligações com o EI.

"O nosso combate contra o Daesh continua de modo ativo e ininterrupto (...) a Turquia é quase o único país que luta sinceramente contra o Daesh", insistiu Erdogan.

O Pesidente islamo-conservador turco declarou-se entristecido com o incidente e com as ameaças de retaliação económica da parte russa. "Somos parceiros estratégicos", observou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório