Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Turquia divulga registos áudio de avisos que antecederam abate de caça

O exército turco divulgou hoje vários registos áudio que, segundo Ancara, provam as advertências feitas ao piloto de um caça-bombardeiro russo que foi abatido pela Turquia junto à fronteira com a Síria.

Turquia divulga registos áudio de avisos que antecederam abate de caça
Notícias ao Minuto

19:48 - 25/11/15 por Lusa

Mundo Conflito

"Aqui a força aérea turca. Estão a aproximar-se do espaço aéreo turco. Dirijam-se para sul imediatamente", indicou uma voz numa das gravações hoje divulgadas e citadas pelas agências internacionais.

Na terça-feira, a Turquia anunciou que dois dos seus caças-bombardeiros F-16 tinham abatido um SU-24 russo que tinha violado o espaço aéreo turco dez vezes num período de cinco minutos ao longo da fronteira com a Síria, ignorando todas as advertências.

Em reação, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o abate do avião russo pela Turquia tinha sido "uma facada nas costas" que teria "consequências sérias" nas relações entre os dois países.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicou hoje que os aviões militares russos intensificaram os raides aéreos nos setores da província síria de Latakia (oeste), zona onde um dos pilotos do caça-bombardeiro SU-24 foi morto por rebeldes.

Aquela organização não-governamental também referiu que os ataques aéreos russos estão a visar uma área da zona fronteiriça com a Turquia na província de Alepo (norte).

"Os aviões de combate russos realizaram na noite passada [terça-feira] raides intensivos sobre Jabal Akrad e Jabal Turkmane", regiões montanhosas controladas pelos rebeldes no norte da província de Latakia, afirmou o diretor do observatório, Rami Abdel Rahmane.

Desde hoje de manhã, 12 ataques foram realizados pelas forças russas nesta província, que é maioritariamente controlada pelo regime de Damasco, segundo acrescentou a organização.

Moscovo, um aliado tradicional de Damasco, iniciou os ataques aéreos em território sírio a 30 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório