Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Líder rebelde confirma morte dos dois pilotos do caça russo abatido

AVISO: As imagens podem chocar os espectadores mais sensíveis.

Notícias ao Minuto

16:06 - 24/11/15 por Lusa

Mundo Conflito

Um líder militar dos rebeldes turcomanos que lutam na região síria onde caiu o caça-bombardeiro russo hoje abatido pela Turquia confirmou a morte dos dois pilotos do aparelho.

"Disparámos contra os dois pilotos quando desciam de paraquedas", assegurou o subcomandante Alpaslan Celik, citado pela estação turca CNNTurk.

Fontes locais citadas pelo mesmo canal tinham relatado anteriormente que um dos pilotos tinha morrido e que o outro tinha sido capturado pelos rebeldes sírios turcomanos.

A Turquia anunciou hoje que dois dos seus caça-bombardeiros F-16 abateram um SU-24 russo que violou o espaço aéreo turco dez vezes num período de cinco minutos ao longo da fronteira com a Síria, ignorando todas as advertências.

Os rebeldes turcomanos, uma minoria síria que fala turco, lutam contra as forças do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e contam com o apoio de Ancara.

No vídeo, em cima, é possível ver os rebeldes a abater o piloto enquanto este descida de paraquedas.

Recorde-se que o presidente russo, Vladimir Putin, já fez saber que este episódio, que classifica de "facada nas costas", terá "consequências sérias".

AVISO: As imagens podem chocar os espetadores mais sensíveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório