Maior fábrica de clones do mundo vai 'produzir' cães, cavalos e vacas

A maior fábrica de clonagem animal do mundo está a ser construída na China e planeia produzir cães, cavalos e até um milhão de vacas por ano, noticiou hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

Notícia

© Reuters

Lusa
24/11/2015 14:11 ‧ 24/11/2015 por Lusa

Mundo

China

As instalações, orçadas em 200 milhões de yuan (31 milhões de dólares), incluem um laboratório de clonagem e um banco de genes.

A Xinhua refere que o projeto está a ser desenvolvido pela firma de biotecnologia chinesa Boyalife e pela sul-coreana Sooam Biotech - cujo fundador alegou, há uma década, ter clonado embriões humanos -, além de dois institutos de investigação chineses.

O objetivo é produzir animais de estimação, cães-polícia, cavalos de corrida e vacas para alimentação para venda à escala industrial.

A fábrica vai situar-se no porto de Tianjin, a sul de Pequim, deverá começar a produção no próximo ano, com uma capacidade inicial de 100 mil embriões de gado por ano, até atingir a meta de um milhão, de acordo com a Xinhua, que citou o presidente da Boyalife, Xu Xiaochun.

"Os agricultores chineses têm dificuldade em produzir gado para alimentação para responder à procura", disse Xu Xiaochun.

Em agosto, pelo menos 165 pessoas morreram nas explosões de armazéns de químicos no porto de Tianjin.

A sul-coreana Sooam é dirigida por Hwang Woo-suk, que em 2004 afirmou ter conseguido desenvolver células estaminais a partir de embriões humanos clonados, pela primeira vez no mundo.

A comunidade científica considerou a investigação fraudulenta e repleta de falhas éticas.

A página digital da Sooam apresenta uma série de instruções para potenciais clientes que pretendam clonar o seu cão morto.

A Sooam e a Boyalife começaram o mercado da clonagem comercial na China no ano passado, com a produção de três cães de raça mastim tibetano, indicou a Xinhua.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas