Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Turquia abateu avião militar russo na fronteira com a Síria

A Turquia abateu, esta terça-feira, um avião militar russo junto à fronteira com a Síria.

Notícias ao Minuto

08:19 - 24/11/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Combate

A Turquia abateu hoje um avião militar, que entretanto Moscovo confirmou tratar-se de uma aeronave russa, por alegadamente ter violado o seu espaço aéreo, perto da fronteira com a Síria, segundo noticiam as cadeias televisivas NTV e CNN Turk.

"Um avião Su-24 russo foi abatido (...) porque violou o espaço aéreo turco, apesar dos avisos", disse, pouco depois, a presidência turca, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

A Rússia garante, porém, que o avião sobrevoava espaço aéreo sírio e não turco.

Duas emissoras televisivas difundiram imagens da queda da aeronave militar em chamas em montanhas próximas da fronteira. Fontes oficiais de Moscovo confirmaram o abate, indicando que um dos pilotos morreu e outro foi capturado pelas forças turcas na Síria.

Numa primeira informação divulgada pelos órgãos de comunicação turcos colocava-se a hipótese de se tratar de um avião militar F16, mas as autoridades russas esclareceram que era um Su-24 russo.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, anunciou que vai comunicar à NATO e à ONU o facto de ter abatido o caça-bombardeiro.

[Notícia atualizada às 11h27]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório