Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Inibe a dor e o medo: eis "a droga dos jihadistas"

Havia seringas nos quartos usados pelos terroristas mas ainda não foi confirmado que os terroristas tenham consumido drogas antes do ataque em Paris.

Inibe a dor e o medo: eis "a droga dos jihadistas"
Notícias ao Minuto

23:25 - 20/11/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Captagon

Ainda estão por apurar os resultados toxicológicos das seringas encontradas pela polícia nos quartos de hotel alugados por Salah Abdeslam, um dos suspeitos de envolvimento nos atentados de Paris, mas poderá tratar-se de Captagon, a droga de eleição entre os terroristas do Daesh.

Segundo o El mundo, esta droga que começou a ser traficada no Golfo Pérsico e a Síria, é um dos principais países a produzi-la e a consumi-la, com cada dose a custar menos de 20 euros.

Trata-se de uma mistura de anfetaminas (cloridrato de fenetilina) e cafeína que pode ser ingerida por via oral ou intravenosa e tem como efeitos conhecidos a euforia e inibição da dor e sensação de medo.

Conhecida como “a droga dos jihadistas”, esta substância terá sido o escape para manter o sangue frio, matar e morrer em nome do autodenominado Estado Islâmico.

Segundo o psiquiatra especializado em dependências Dan Velea, citado pelo jornal espanhol, o Captagon “é um estimulante que gera ausência de dor e empatia”, cujos efeitos são mais potentes e rápidos quando consumidas por via intravenosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório