Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente turco terá dificuldades para realizar reforma, diz jornalista

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, terá dificuldades para realizar a reforma constitucional na Turquia com que pretende obter mais poderes, afirmou hoje o correspondente nos Estados Unidos do jornal da oposição 'Today's Zaman'.

Presidente turco terá dificuldades para realizar reforma, diz jornalista
Notícias ao Minuto

20:27 - 06/11/15 por Lusa

Mundo Turquia

"Erdogan quer reformar a Constituição e expandir seus poderes presidenciais, mas não conseguirá. A oposição e a sociedade civil farão o que for preciso para evitar que se torne mais poderoso", disse à Lusa Mahir Zeynalov, que foi obrigado a abandonar a Turquia em março de 2014 após publicar na rede social Twitter comentários considerados ofensivos pelo governo turco.

Zeynalov defendeu que a sociedade civil ainda tem bastante força na Turquia. "Tudo pode acontecer, neste momento, mas acredito que a sociedade civil não deixará a reforma constitucional acontecer".

Na sua opinião, há um consenso em muitos setores da sociedade turca de que a democracia é o único caminho.

"Boa parte da sociedade civil entende o papel dos media independente e as liberdades de expressão e de imprensa devem ser preservadas", disse.

"Espero que a Turquia não entre num período negro, como vimos no passado com outros países da região. A situação está tão complicada que é quase impossível ser jornalista e falar livremente no país. Não há liberdade de imprensa neste momento", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório