Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Petição quer cardeal implicado em pedofilia fora do conclave

Uma associação de católicos norte-americanos lançou uma petição na Internet para impedir a presença do cardeal e antigo arcebispo de Los Angeles, Roger Mahony, no conclave que vai eleger o próximo Papa. O cardeal norte-americano foi implicado num escândalo de pedofilia, lembra esta segunda-feira o Jornal de Notícias (JN).

Petição quer cardeal implicado em pedofilia fora do conclave
Notícias ao Minuto

09:16 - 19/02/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

“Caro cardeal Mahony, fique em casa”, lê-se na petição lançada na Internet pela associação Catholics United e ontem (segunda-feira) divulgada pelas agências internacionais.

Este grupo de católicos norte-americanos defende que o cardeal e antigo arcebispo de Los Angeles, Roger Mahony, de 76 anos, não deve estar presente no conclave que vai eleger o próximo Papa.

O cardeal Roger Mahony foi acusado de ter encoberto centenas de acusações de abuso sexual de menores no decorrer de várias décadas e foi exonerado pelo seu sucessor na arquidiocese de Los Angeles de “qualquer responsabilidade administrativa ou pública”.

“Se um cardeal é privado das suas funções dentro da sua diocese, por que razão é recompensado ao ser autorizado a votar no próximo Papa?”, questionam os signatários da petição, alertando que “o cardeal Mahony vai agravar o escândalo e a vergonha da nossa Igreja”.

Recorde-se que o conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI reúne em Março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório