Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

"A Igreja é homofóbica, cheia de medo e ódio"

Palavras são do padre polaco que, no início do mês, foi expulso pelo Vaticano da Congregação para a Doutrina da Fé.

"A Igreja é homofóbica, cheia de medo e ódio"
Notícias ao Minuto

22:04 - 13/10/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vaticano

Krzysztof Charamsa é um padre de origem polaca que assumiu, publicamente, a sua homossexualidade, bem como o seu companheiro, o catalão Eduard Planas.

Em entrevista concedida à BBC Brasil num hotel em Barcelona, Espanha, Charamsa revelou que tem recebido “palavras de conforto, apoio, gratidão e relatos de pessoas” que se identificam com o seu “gesto”.

Estes gestos de compreensão e empatia não foram, contudo, dados por membros do Vaticano, o que leva Charamsa a considerar a Igreja como homofóbica.

“Considero a Igreja homofóbica, cheia de medo e ódio”, afirmou, acrescentando ainda que viveu o “pesadelo da homofobia” no interior daquela que é a sua Igreja.

Para o padre polaco, esta posição da instituição máxima do catolicismo deriva do facto de ainda não ser capaz de “encarar a realidade”.

“A Igreja ainda não deu o passo dado pela medicina e pelas leis de alguns Estados. A verdade é que não há nada o que curar na homossexualidade e ser homossexual não é um crime”, garantiu.

Com a sua declaração pública relativa à sua homossexualidade, Charamsa explicou que o seu objetivo era o de “chamar a atenção da Igreja”.

“Um sínodo que quer falar da família não pode excluir nenhum modelo familiar. Homossexuais, lésbicas e transexuais têm direito ao amor e a constituir famílias, mas até agora o assunto foi sempre marginalizado e estigmatizado”, concluiu.

Aquando da declaração pública do padre, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi afirmou que Charamsa "certamente não poderá continuar a desempenhar as suas funções da Congregação para a Doutrina da Fé e as universidades pontifícias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório